terça-feira, 12 de novembro de 2019

SEGUNDA SEMANA DE ESTÁGIO


                    PEDAGOGA EM FORMAÇÃO - PARTE 2


A segunda semana de Estágio nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental ocorreu no período de 04/11 à 09/11.  juntamente com minha dupla, trabalhamos com o Método Sociolinguístico de Alfabetização  e utilizamos três palavras geradoras  LIMPEZA, ESCOVA E PIOLHO ,  tendo como objetivo o de facilitar o processo de aprendizagem dos alunos, lembrando que estas palavras são contextualizadas de acordo a temática do Projeto que é: HIGIENE.

Trago aqui uma narrativa reflexiva sobre as ações referentes à minha prática pedagógica, como também como ser humano, cheio de conflitos e objetivos referente ao cenário da educação em tempos de "crise" no Brasil.


  Quais os Dilemas para o caminho da Docência?


Referente aos desafios vividos nessa semana, por vezes cheguei a pensar em desistir do Estágio. que ser professora não era pra mim, que tudo aquilo que estudamos na Universidade não condiz com a realidade, a qual chega ser assustadora as vezes, por isso, cabe aqui enfatizar que ser PROFESSOR é estar condicionado a realidades sociais que perpassam o seu planejamento, ou seja,  embora você planeje, pode acontecer um replanejamento mediante as situações do contexto social, familiar dos seus alunos que afetam o cotidiano escolar e isso você não prevê, vai além da sua capacidade intelectual.

Cheguei a conclusão de que em algumas situações o desespero vai vir a tona, pensamentos do tipo: "Será que vou dar conta? Será que os alunos estão aprendendo? Eu consigo ensinar?", tudo isso aconteceu comigo, mas sigo aprendendo que são nesses momentos específicos de reflexões que consigo repenso minha prática, que me transformo como profissional e como pessoa, que me reinvento se assim for possível para garantir e contribuir uma aprendizagem significativa para os meus alunos.




                   A Afetividade na sala de aula

Quando se fala em afetividade na educação. contrariamente ao senso comum, não quer dizer que os educadores beijem, e abraçem seus alunos o tempo todo, podem até acontecer situações em que essas manifestações de carinho aconteçam, porém, é sempre bom lembrar, que em um ambiente com 25 alunos, o professor pode não conseguir criar laços afetivos com todos, o que é bem compreensível, contudo, respeito e atenção são formas de afetividade básicas na relação professor-aluno. Para Piaget, a afetividade é a gasolina que impulsiona o motor da cognição, um não funciona sem o outro. Sem afetos não há motivação, nem interesse e muito menos aprendizagem.

Quero dizer que fui muito agraciada pelos alunos dessa turma de Estágio, são crianças doces, sensíveis e amáveis, dispostas a aprender, e mesmo que alguns tenham dificuldades, o que é normal, a turma é acolhedora e as relações afetivas que estão sendo construídas são de apoio, não há disputas, todos contribuem para a melhoria do processo de aprendizagem uns dos outros. ISSO É INCRÍVEL!


  
O ato de aprender não está condicionado apenas à sala de aula, aprendemos com as situações da vida e principalmente uns com os outros. EDUCAR para a vida é mostrar ao aluno o prazer que há em aprender, é ter uma prática voltada para o ensino de valores que estão se perdendo com o tempo, é instigar, é facilitar, é problematizar, é despertar no aluno a vontade de querer ser um indivíduo melhor para sí e para o outro. 













COMO APLICAR MÉTODO SOCIOLINGUÍSTICO

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